5 benefícios da prática de esportes radicais para sua saúde

Toda atividade física é muito bem-vinda quando o assunto é cuidar da saúde. Algumas práticas, como os esportes radicais, exigem bastante do corpo e trazem muitos benefícios ao corpo e mente, além de acrescentar experiências incríveis. Se você ainda está na dúvida sobre começar essa aventura ou até mesmo se já é praticante, não deixe de descobrir neste post alguns benefícios dos esportes radicais para a saúde!

1. Sensação de bem-estar e relaxamento

Ao praticar exercícios físicos, a glândula hipófise libera endorfina, um hormônio analgésico natural que leva a uma sensação de bem-estar e tranquilidade, alivia o stress, além de aumentar a disposição física e mental. A intensidade e duração do exercício influenciam a quantidade de endorfina liberada no sangue, dando aos esportes radicais uma grande vantagem nesse aspecto.

2. Aumento da força muscular

A prática contínua de esportes radicais é uma grande contribuição para a resistência e força de sua musculatura, que é muito exigida durante a atividade. É sempre importante, no entanto, evitar passar do limite que seu corpo impõe, para que lesões não prejudiquem a evolução.

Cada esporte pode trabalhar especificamente alguns músculos do corpo, abrindo possibilidade pra você escolher de acordo com o que quer mais desenvolver. Por exemplo: o rafting vai exigir muita força do braço, enquanto o rapel exercita a força das pernas e braços, capacidade aeróbica e o senso de equilíbrio.

3. Melhoria da capacidade cardiovascular

Não são apenas os músculos que evoluem com os esportes radicais: por serem uma categoria de atividades físicas de alta intensidade, eles exigem um grande aumento do desempenho cardiovascular, do fôlego e da estamina, a capacidade de sustentar a atividade por longos períodos.

4. Autoconfiança

A natureza desse tipo de esporte pede que sejam tomadas decisões rápidas, que exigem conhecimento e confiança por parte do atleta. Além disso, os sucessos acumulados ao longo da prática vão constantemente construindo uma mentalidade mais segura e inspirada, que não servem apenas ao esporte, mas também às demais atividades cotidianas.

5. Criar amizades

Não só de benefícios individuais vivem os esportes radicais. Por serem geralmente executados em grupo, eles estimulam laços de camaradagem e confiança entre os participantes. Tais laços são essenciais para um bom desempenho e a diminuição da chance de acidentes: em um grupo unido, todos cuidam da segurança dos companheiros.

Como já dito acima, esportes radicais são atividades físicas de alta intensidade e exigência física e não podem ter sua prática iniciada do dia para a noite: é preciso desenvolver capacidade aeróbica e resistência física para que o atleta possa se aventurar sem problemas.

Também é sempre importante tomar todas as medidas de segurança cabíveis: toda atividade deve ser acompanhada por profissionais habilitados a atender emergências e as recomendações de equipamentos de segurança devem ser seguidas à risca, minimizando o risco de acidentes.

Agora que você já conhece os benefícios resultantes dos esportes radicais, está esperando o que para programar seus próximos desafios?

Gostou do post? Conheça também os cinco benefícios de andar de patins e descubra mais essa prática esportiva para seu dia a dia!

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: transparent;background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 250px;}