O que é ABEC?

Mesmo que você não seja fissurado por esportes com rodas, é bastante provável que já tenha ouvido falar em ABEC, rolamentos ABEC, ou até mesmo aquela famosa pergunta: “Qual é o ABEC do rolamento?”

Para poder explicar direito, vamos começar do começo.

Aqui está uma foto de um rolamento aberto, para que você possa compreender como ele é:

Nessa imagem vemos os quatro componentes principais de um rolamento: o anel exterior, o miolo, as bolinhas e o espaçador que as mantém no lugar.

O que é ABEC?

A sigla ABEC significa Annular Bearing Engineering Comittee, uma medida padronizada para mensurar a precisão, tolerância, dimensões e nível de ruído de rolamentos industriais. Ela foi desenvolvida pela Associação Americana de Fabricantes de Rolamentos (ABMA).

A classificação refere-se à perfeição do rolamento, quão bem ele foi fabricado e qual sua eficiência de rolagem. Basicamente, ela mede quão justo é o encaixe entre as peças e quão lisa é a “pista”: a pequena canaleta no interior do anel exterior, na qual as bolinhas giram.

Esta classificação não leva em conta alguns parâmetros muitos importantes para os esportes com rodas. Tensão lateral, resistência a deformações e resistência a impactos não são medidas pela escala ABEC.

Por isso que os rolamentos avaliados em ABEC são chamados de rolamentos de precisão. Se você observar a caixa de um rolamento ABEC, verá precision bearings (rolamentos de precisão em inglês) escrito em algum lugar.

Classificação

A escala ABEC apresenta cinco níveis para classificar os rolamentos de precisão, e usa apenas os números ímpares de 1 a 9.

ABEC 1 – Os rolamentos mais baratos, e os piores, que você pode comprar. São rolamentos básicos, lentos e imprecisos, feitos para usos simples, como em rodas carrinhos de supermercado.

ABEC 3 – Geralmente skates prontos e patins fitness básicos já vêm com esses rolamentos. Nesse nível, eles já são precisos o suficiente para os esportes com rodas, mas ainda não desenvolvem tanta velocidade ( o que pode até ser ideal em certos casos)

ABEC 5 – Agora já estamos falando de rolamentos apropriados para o esporte. Nesse nível eles já desenvolvem boa velocidade e são muito suaves. Por ainda não serem tão precisos a ponto de serem delicados, são indicados para modalidades mais agressivas e de alto impacto, como street e park.

ABEC 7 – Estes rolamentos são muito precisos e muito velozes, mas por conta disso não são tão resistentes, já que muito impacto pode danificá-los ao longo do tempo. São indicados para modalidades que pedem muita velocidade e suavidade, como downhill, slalom, vertical e slopestyle.

ABEC 9 – Estes são os rolamentos mais precisos e suaves que a escala mensura, e também os mais caros. Também são indicados para modalidades que pedem bastante velocidade, como downhill, slalom, vertical e slopestyle. No entanto, por conta de seu alto custo, não são necessários a não ser que seja em uma situação profissional.

Basicamente, quanto maior a numeração, mas justos são os encaixes das peças do rolamento, e mais preciso ele é.

Consequentemente, será um rolamento mais rápido e suave, mas isso não quer dizer que será o melhor rolamento para você!

E bom saber o porquê disso, para que você…

Compre com consciência

Conforme mencionamos acima, cada modalidade pede um rolamento certo. Você não precisa desembolsar uma fortuna para comprar um rolamento de altíssimo desempenho se o esporte que você pratica não precisa disso.

Não que você não pratique seu esporte em um alto nível, mas de nada adianta usar um rolamento que funcionaria muito melhor em outra modalidade.  Nossa sugestão é pegar o rolamento apropriado para o que você faz, assim você garante que irá gastar apenas o valor que realmente precisa.

Recomendamos o seguinte:

  • Se você pratica modalidades de alto impacto e realiza manobras de solo, como no street ou park, indicamos um rolamento ABEC 5, que tem um bom equilíbrio entre precisão e resistência. Use um ABEC 3, um pouco menos preciso, se você procura uma opção econômica.
  • Se você pratica modalidades de menor impacto, como vertical; de velocidade, como downhill e slopestyle; ou de precisão, como slalom, use um rolamento ABEC 7.
  • Se você pratica modalidades de velocidade e precisão, como downhill e slalom, em um alto nível, use um rolamento ABEC 9.
  • Se você não pratica apenas uma modalidade específica, e nem pensa nisso, recomendamos um rolamento ABEC 5. É o rolamento mais versátil e o melhor custo-benefício dentro da escala ABEC.

Use estas recomendações para escolher o próximo rolamento que você for comprar. Lembre-se de que você não precisa gastar mais do que o necessário.

Cuidado com falsificações

Nem todos os rolamentos classificados em ABEC apresentam as especificações exatas da escala!

Isso acontece porque não é possível avaliar TODOS os rolamentos de todos os fabricantes do mundo. Como é uma escala internacional, o próprio fabricante é responsável por classificar seus rolamentos dentro dela.

E como o mundo está cheio de espertinhos, muitos fabricantes rotulam seus rolamentos de ABEC 5 ou ABEC 7, e até mesmo ABEC 9, apenas como justificativa para vendê-los a preços altos. Tome muito cuidado com esses fabricantes!

Por via de dúvida, evite marcas desconhecidas, marcas Chinesas (não é preconceito com os produtos do país, os rolamentos chineses são famosos por serem falsos) e sempre desconfie de preços bons demais para serem verdade.

Hoje em dia qualquer coisa pode ser falsificada. Como consumidores, temos que estar sempre muito atentos. Falsificadores produzem embalagens e produtos idênticos aos originais na aparência, mas extremamente inferiores em questão de performance e qualidade.

Pagar menos na hora da compra pode resultar em um custo muito maior na hora de usar o equipamento. 

Por fim, é importante ressaltar que a escala ABEC não é a única escala utilizada pelos esportes com rodas. Outros fabricantes, como a Bones Bearings, desenvolveram suas próprias escalas e suas próprias tecnologias. Logo publicaremos mais um artigo falando sobre os rolamentos Swiss e a escala desenvolvida pela Bones.


Agora que você sabe tudo sobre a escala ABEC, é hora de escolher seus rolamentos com sabedoria. 

Não nos decepcione jovem gafanhoto.

 

 

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: transparent;background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 250px;}