Conheça os 5 benefícios de andar de patins

Uma rotina corrida e estressante pode, muitas vezes, ser empecilho para a prática de esportes, que demanda tempo e pode nem sempre ser prazerosa. É o seu caso? Andar de patins pode ser a solução! conheça os benefícios de andar de patins.

Além de divertido, esse esporte deixa seu corpo em forma, alivia o estresse e não demanda muito tempo. Veja os benefícios de andar de patins que irão te convencer a entrar nessa onda. Continue lendo!

Emagrecimento

Comparada a outras atividades aeróbicas, a patinação ajuda a emagrecer muito rápido. Em apenas uma hora de patinação, o corpo chega a queimar de 500 a 800 calorias, dependendo do esforço aplicado, do metabolismo e peso. Associada a uma alimentação saudável e balanceada, pode trazer um resultado incrível para quem pretende diminuir a porcentagem de gordura corporal e ganhar massa magra.

Tonificação dos músculos

Devido à instabilidade natural no uso dos patins, o patinador busca continuamente por equilíbrio, trabalhando todo o corpo nesse processo. Nesse caso, a parte inferior é a mais contraída durante os movimentos, tornando seu abdômen, glúteos, coxas e panturrilhas muito mais firmes e definidos.

Flexibilidade e coordenação motora

Os inúmeros movimentos exigidos pelos patins ajudam os músculos a se manterem alongados, evitando rompimentos e inflamações. A prática deste esporte também evolui a coordenação motora, que é necessária para coordenar os movimentos de pernas, quadris e tronco, e os reflexos, muito exigidos em eventuais desequilíbrios sobre as rodinhas.

A postura adequada é buscada a cada movimento, contraindo-se a barriga e mantendo as costas retas, o que faz a patinação ser indicada para quem tem dores ou desvios na coluna.

Benefícios psicológicos

Além do intuito de praticar uma atividade física, esse pode ser um ótimo momento para relaxar, por ser uma atividade divertida e prazerosa. E uma boa escolha da paisagem ajuda muito, afinal, nada é melhor do que descontrair e refletir nessa hora, em contato com a natureza.

Esse tempo também pode ser usado para socializar — convide seus amigos e familiares para curtir também! E, caso tenha filhos, leve-os para patinar; é uma forma de entretê-los e fortalecer os laços emocionais.

Dicas para iniciantes

Os primeiros passos para quem nunca andou de patins podem ser desastrosos. De início, apoie-se em algum lugar para ficar em pé até conseguir estabilidade. Ainda segurando, um passo de cada vez, seu pé deverá ir deslizando diagonalmente para fora — esse é o movimento. Aos poucos, arrisque mais impulsos sem se segurar e adicione velocidade.

Não tenha medo de cair; é normal para quem está começando, ou em manobras mais ousadas. O ideal para evitar lesões é sempre usar o equipamento de segurança: capacete, joelheiras e cotoveleiras. Também não esqueça de levar uma garrafa d’água — manter-se hidratado é essencial.

A patinação é um exercício completo e traz vários benefícios à saúde de quem pratica, e qualquer um pode praticar e se divertir. Contudo, é bom lembrar que, se você tem algum problema ortopédico, doença cardiovascular ou neurológica, deve procurar um especialista antes de começar a prática. E aí, está esperando o quê para começar?

Sentindo-se animado para sair por aí com seus pares de patins? Já teve boas experiências com eles? Compartilhe conosco nos comentários!

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