Grandes Patinadores – Chris Edwards, o Airman

Nem só de glórias e títulos vive um grande atleta, independente do esporte que pratica. Algumas feras ficam marcadas na história pela sua qualidade, estilo único ou pela sua importância e proatividade. E assim podemos resumidamente definir Chris Edwards.

Considerado o pioneiro, pai do estilo aggressive inline, Edwards foi um dos símbolos do esporte nos anos 80-90 e, como um dos padrinhos do rollerblading, serviu de inspiração para a maioria dos patinadores modernos.

Em homenagem aos seus feitos no mundo da patinação e a sua importância histórica, a seguir vamos contar um pouco da vida e da carreira do monstro Chris Edwards. Confira:

Chris Edwards

Ficha Técnica

Nome completo: Chris Edwards

Data de nascimento: 22 de Dezembro de 1973

Conhecido como: Airman

Cidade natal: Escondido, Califórnia (EUA)

Onde mora: Pittsburg, Pennsylvania (EUA)

Categoria: Aggressive inline

Patrocinadores: Rollerblade

O início

Quem diria que um pequeno pastor de jovens da igreja local de Escondido, na Califórnia, se tornaria um dos maiores nomes do rollerblading mundial e entraria para história desse esporte. Ainda garoto, com 13 anos, Edwards dava seus primeiros passos sobre os patins.

Os pulos, saltos e manobras em rampas, plataformas, escadas e diversos outros obstáculos foram se aperfeiçoando, e sua impressionante habilidade sobre as rodas o tornariam patinador profissional dez anos mais tarde, em 1995.

Carreira

O sucesso e os títulos em competições amadoras e profissionais de menor porte de street e vertical garantiram uma vaga a Chris Edwards nos X-Games. Logo em sua estreia, em 95, conquistou um quarto lugar no Vert. No ano seguinte, chegou ao terceiro lugar do pódio e ficou com a medalha de bronze da competição.

Seu estilo agressivo e habilidoso, repleto de manobras inéditas, levaram Chris ao segundo lugar no X-Games de 1997. Um ano depois, conseguiu outra medalha de prata, dessa vez no High Jump (pulo mais alto), voando a mais de 4 metros de altura e consagrando o apelido Airman.

Sucesso

Sua qualidade era tanta que não cabia somente nas pistas, half-pipes e skateparks. Seus voos e saltos acabaram por muitas vezes nas telas do cinema, em documentários de TV, livros e jogos de videogame.

O filme Airborne marcou época, e Edwards participou como dublê do personagem principal nas cenas de ação. Ele também esteve em Mighty Ducks, Mighty Ducks II, Dare to Air ― uma produção própria ― em diversos comerciais e foi o protagonista do jogo Agressive Inline, disponível para PlayStation 2, GameCube e Xbox.

O sucesso do cara foi tanto, que ele ganhou uma linha própria de patins, o Tarmac CE (Chris Edwards), produzida pela Rollerblade, sua patrocinadora. Isso sem contar os muitos vídeos feitos para internet de suas séries e manobras.

O X-Games de 1999 marcou sua última participação na competição e o início de sua aposentadoria. O décimo lugar mostrara que a idade também chega para as lendas de qualquer esporte. O patinador inline mais novo da história pendurava seus patins profissionalmente, mas jamais deixou o esporte que o fez ídolo e por meio do qual desbravou para o mundo inteiro, e hoje ensina seu legado para crianças e adolescentes de sua cidade.

O vídeo abaixo mostra um pouco do estilo e da garra de Edwards. E a vibe 90’s do vídeo é sensacional, chega a dar saudade dessa década maravilhosa!

Você já conhecia a história do lendário Chris Edwards? Quer conhecer outros nomes e novidades desse esporte? Siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram e no Youtube. Até a próxima!

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: transparent;background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 250px;}