Como escolher o shape certo para seu skate

Cada skatista desenvolve determinadas características que pedem por tipos de equipamento que acompanhem sua performance. Por isso, encontrar o shape para skate ideal pode não ser uma tarefa tão fácil — principalmente se você estiver iniciando no esporte. Existem inúmeros modelos de shape que variam em tamanho e matéria-prima, de acordo com as diferentes modalidades.

A fim de não se perder entre as opções que o mercado oferece, é fundamental atentar-se a alguns quesitos na hora de adquirir um shape. Veja abaixo quais são.

Madeira

Materiais mais comuns

Existem três tipos de madeira que são os principais usados na fabricação de shapes.

Marfim

É bastante popular entre os skatistas devido à sua qualidade e preço acessível. Entretanto, esse material é um pouco mais pesado quando comparado aos outros.

Birch

Essa opção é quase uma mistura entre a madeira marfim e a maple. A birch é recomendada a iniciantes, porque o skate feito com ela é mais leve e resistente em comparação aos de marfim.

Maple

De origem canadense, a maple tem o melhor acabamento entre essas três madeiras. O shape fabricado com ela fica de primeira linha e sua duração é um dos pontos fortes desse material.

Modalidades e seus respectivos shapes ideais

O formato do shape  tem tudo a ver com a modalidade que você pretende praticar. Portanto, é preciso pesquisar as peculiaridades e escolhê-lo de acordo com elas.

Street e vertical

Considerada uma das modalidades mais comuns entre os skatistas, o street usa decks com o tamanho de 7.5” a 8”. Já na categoria vertical, essas medidas podem chegar a 8.25” e 8.50”, dependendo da altura do praticante.

Os dois modelos contam com as partes nose (parte maior) e tail (parte menor) que são essenciais para realizar as manobras.

Downhill

O shape utilizado para downhill tem características bem diferentes dos de street. O deck é mais longo, e o tail e o nose não são elevados.

Esse tipo de shape é conhecido como longboard e existe em vários modelos para diferentes funções.

  • Cruiser: com um visual bem retrô, esse tipo agrada aos skatistas saudosos e é ótimo para dar um rolê. Alguns modelos desse shape vêm com o tail elevado, o que possibilita algumas manobras de street.
  • Pintail: é bem pontudo, fazendo com que suas rodas fiquem à mostra. Voltado mais para passeio, esse modelo de shape vem ganhando bastante espaço.
  • Dropthrough: esse modelo é o ideal para a prática de downhill e alguns tipos desse shape vêm com a parte central rebaixada, o que proporciona maior velocidade. Seu perfil é adequado para proporcionar estabilidade e resistência ao estresse das velocidades.

Dicas importantes

Agora que você já sabe como escolher shape para seu skate, atente-se a estas breves dicas de cuidados:

  • ir a uma loja física e subir no skate é uma ótima forma de saber se ele é ideal para você; na Brasil 1080 temos diversos modelos para você testar, além de uma pista para fazer aquele test-drive.
  • converse com o vendedor sobre o que deseja, e não tenha vergonha de perguntar sobre o que você não sabe;
  • existem muitas opções de marcas no mercado, com uma ampla gama de preços. Procure sempre optar por uma marca com boas referências, pois muitas vezes o barato pode sair caro, caso o shape não seja o adequado para você.
  • não tenha medo de escolher uma modalidade para praticar. Comece devagar, vá conhecendo o esporte no seu próprio tempo, e treine um pouco todos os dias;
  • equipamentos de segurança nunca são demais. Use-os e previna-se;
  • procure sempre andar com amigos por perto, pois sozinho nem sempre é uma boa ideia. Caso precise de ajuda para alguma coisa, ter um conhecido por perto faz toda diferença.

Conhecendo esses tipos de shape para skate, fica mais fácil de decidir qual adquirir. Se você acha que já sabe escolher o shape certo para você, visite nossa loja e confira as opções de shapes nacionais e importados. 

Se você ainda tem alguma dúvida, escreva nos comentários abaixo, ou entre em contato direto conosco.  Nossa Central de Atendimento está pronta para te atender.

 

 

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: transparent;background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 250px;}