Conhecendo as peças de skate

Criada na década de 60, a prática de skate é cada vez mais popular e leva pessoas de diferentes idades e estilos às pistas espalhadas em praças e parques ou opções indoor como a Royal Extreme Park – onde estamos localizados. Esse esporte é ideal para quem quer se exercitar e manter a forma sem abrir mão da diversão. Por isso, todos os dias ele ganha novos adeptos. 

Se você é um iniciante nessa modalidade, a primeira coisa que precisa conhecer são as peças de skate.  Por isso, neste post, explicaremos cada item. Continue a leitura:

Shape (deck)

Há dois tipos de madeira usados para fazer o shape: a marfim (origem brasileira) e a maple (origem canadense). Para fabricar essa peça de skate, são prensadas com resina sete lâminas da madeira escolhida, que depois são moldadas e recortadas. O tamanho e o modelo variam de acordo com a modalidade que o skatista for praticar — street, longboard, waveboard, entre outros.

Desde 1991 a Santa Cruz fabrica um tipo de shape em que na última fita de madeira maple é colocada uma resina para deixá-la mais lisa, chamada de everslick. Com isso, a durabilidade do deck aumenta até em manobras de maior impacto, como pegar um “corrimão”: com ele a performance é melhor. As empresas brasileiras já fabricam esse modelo de deck e essa é mais uma opção para montar seu skate. A Brasil Inline trabalha com as duas linhas, nacional e importada, além de uma grande variedade de marcas e preços para você escolher e começar a montar o seu skate dos sonhos.

Trucks (eixos)

Os trucks, ou eixos, são feitos basicamente de alumínio e parafusados em pares. Eles são compostos por quatro partes: a base, o parafuso central, o amortecedor e a trave, também conhecida como “cabide”.

Os eixos têm a função de dar movimento ao skate. Por isso, são instalados no deck, e as rodinhas são presas nas laterais, com os rolamentos. 

Parafusos

Para prender os trucks no shape são usados oito parafusos, cada um com uma porca do tamanho ideal para fazer o ajuste. 

Rolamento 

Os rolamentos têm a função de melhorar o desempenho das rodas. O material usado nessa peça de skate é de aço e cada rolamento vai em uma roda, totalizando quatro unidades.

Rodas 

No momento de escolher as rodas, é aconselhável a compra de um jogo com 4 peças do mesmo modelo e material. As rodas também devem acompanhar o mesmo tipo de deck, assim o skate não ficará com medidas desproporcionais, e o praticante terá um bom desempenho nas manobras.

Lixa adesiva

A lixa dá aderência aos pés do skatista no shape, sem deixá-lo escorregar durante as manobras. Geralmente esse item é vendido à parte e, se você for aplicar a lixa sozinho, apenas tome cuidado para não deixar bolhas na superfície.

Shock pad

O shock pad é uma peça opcional, que é colocada entre o shape e os trucks. Ela é usada para suavizar o contato que seria mais forte entre o deck e o eixo, para reduzir barulhos e vibrações quando o skate está em contato com o solo.

Agora não tem erro! Depois de revisar todas as peças de skate, você já pode montar o seu do jeito que quiser e sair pelas ruas. Só não esqueça dos equipamentos de segurança, que são fundamentais tanto para quem está começando quanto para os mais experientes. 

Gostou do post? Compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais! Até a próxima!

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: transparent;background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 250px;}