Entenda os diferentes tipos de rodas de skate

Para os iniciantes no mundo do skate, vai aí uma dica: cada situação de treino pede um tipo de equipamento diferente. Um mesmo modelo não vai andar bem, principalmente se está almejando se profissionalizar nessa área, no asfalto e no concreto, ou também se está treinando vertical ou street.

Por isso é importante ter foco e, caso queira mover-se entre os estilos, vale até mesmo ter mais de uma roda para manter os rendimentos e a qualidade do rolê. E a escolha certa de trucks, rolamentos, shape e rodas faz toda diferença.

Para que você escolha certo, é preciso entender os diferentes tipos de rodas de skate. Aprenda e evite erros na hora de montar o seu equipamento.

Tipos de rodas de skate

As rodas diferem basicamente em dois parâmetros: tamanho e dureza, ou seja, você pode encontrar no mercado rodas:

  • maiores e mais maleáveis;
  • menores e mais maleáveis;
  • maiores e rígidas;
  • menores e rígidas.

Rodas grandes são essenciais para aqueles que precisam de bastante velocidade em seus rolês. Um exemplo clássico são os treinos de vertical.

Rodas médias são indicadas para quem quer ser mais versátil e andar em diversos terrenos.

Já as pequenas são ideais para street, ajudando a fazer movimentos básicos essenciais, como ollies e flips.

Já sobre a dureza, normalmente os iniciantes optam também por aquelas de grau médio, principalmente os que ainda não se decidiram por uma modalidade específica.

Os praticantes de street devem optar por rodas duras, pois necessitam de boa velocidade e também que elas suportem rodar nos mais diversos terrenos.

O mesmo vale para os praticantes de vertical, que precisam igualmente de bastante velocidade, principalmente em rampas e bowls.

Já quem utiliza modelos cruiser necessita de maior maciez, o que permite maior tração em terrenos acidentados.

Rodas para cada tipo de superfície

Deu para perceber que cada situação vai definir a sua escolha, não é mesmo? E um ponto a ser considerado é o tipo de superfície em que vai rodar. Veja alguns casos:

  • lugares acidentados pedem rodas mais duras, para que suportem mais tempo ao passar pelas irregularidades;
  • para quem vai rodar no asfalto, a melhor opção são rodas de dureza média para correr mais;
  • pistas de cimento e granilite pedem rodas mais duras;
  • pistas de vertical (half, bowl, piscinas etc.) pedem maior dureza;
  • pistas de madeira pedem rodas moles, que proporcionam melhor aderência.

Rodas para cada estilo

A modalidade é uma das principais influenciadoras na hora de definir o tipo de roda a ser escolhido. Veja caso a caso:

  • vertical: maior dureza e diâmetro entre 55-65 mm, já que os shapes são um pouco maiores nessa modalidade;
  • street: se vai rodar no asfalto, opte por dureza média. Se rodar no concreto, maior dureza. O tamanho deve ser entre 50-55 mm para se adequar melhor aos trucks e shapes destinados a esse fim;
  • cruiser/longboard: nesses dois casos é ideal utilizar rodas bem mais macias, principalmente para quem vai apenas dar um rolê no asfalto. Para essas modalidades são utilizadas rodas maiores, entre 64-75 mm;
  • iniciantes que ainda não definiram o que devem fazer: Escolha rodas entre 50-60mm, de dureza entre 80a e 90a. Será um bom ponto de partida, que irá te permitir andar em diversos terrenos com certa adequação. Com o tempo você vai descobrir qual o seu estilo e poderá adequar seu tipo de roda.

Entendeu as principais diferenças entre os tipos de rodas de skate? O que achou? Quer tirar alguma dúvida sobre o tipo ideal de roda que deve escolher para o seu skate? Entre em contato com a gente, que vamos esclarecer todas as suas dúvidas!

Se você conhece alguém que se interessaria por essas informações, compartilhe esse artigo com eles!

Se você ainda não nos segue nas redes sociais, curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram para ficar por dentro das matérias, ofertas e promoções!

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: transparent;background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 250px;}