Entrevista: Pietra Doná – Skatista

 

Quando somos crianças tudo é brincadeira. Subir em um skate, tentar se equilibrar, cair, tentar de novo…faz tudo parte da brincadeira. Se não der certo não tem problema, encontramos outra coisa para nos divertir.

Mas algumas pessoas não se contentam com isso. Para elas, não basta tentar, é preciso conseguir. Não importa quanto treino, quantas quedas ou decepções sejam necessárias até que seu desejo seja realizado.

Pietra Doná é uma dessas pessoas.

Com apenas 13 anos, Pietra já demonstra uma habilidade fenomenal no skate, e vem colecionando conquistas que deixariam muitas garotas e garotos com inveja. Conversamos um pouco com ela sobre seu começo no skate e o que ela espera para o futuro. Confiram abaixo a entrevista.

Quando você começou a andar de skate? Como foi esse começo?

Comecei há quatro anos. Meu pai chegou em casa certo dia com um skate, e na hora eu nem dei muita atenção. Um pouco mais tarde ele me deu o skate de presente de Dia das Crianças e eu simplesmente amei! Já comecei andar no mesmo dia.

Seus pais te apoiaram desde o começo pelo jeito. Qual foi seu maior incentivo?

Com certeza! Sempre tive (e tenho) muito apoio dos meus pais. Eles me ajudam a manter o foco, treinar com intensidade, mas também a manter o equilíbrio entre o skate e as outras atividades, como a escola. Balancear treinos e estudos não nada é fácil, mas tenho bastante apoio para isso. E mando bem na escola também!

Também sempre conheci muitas pessoas nas pistas que frequento que me ajudaram bastante. Adoro ouvir dicas e conselhos, pois acho que sempre existe espaço para a evolução. Ignorar os conselhos dos outros e achar que não precisa melhorar é a pior coisa que um atleta pode fazer.

Qual manobra foi a mais difícil de dominar?

Até agora foi o Frontside 50-50. Já estou treinando algumas mais avançadas.

Que tipo de som você curte ouvir para andar?

Nunca fui de andar com fone pois acho desconfortável. Por conta disso acabo escutando as músicas que tocam na pista mesmo, e gosto de tudo!

Qual o Skate Park em que você mais gostou de andar?

Gostei bastante da Royal Extreme Park, em Campinas. Achei a pista e o ambiente muito bons. Também gosto muito da Édem Plus, em São Paulo.

Você tem patrocínios ou apoios?

Tenho patrocínio de shapes da Hammer Skateboards, de roupas da Anarquia Skateshop, e de tênis da Brasil 1080.

Qual foi a sua melhor premiação/pontuação atingida?

Consegui o primeiro lugar na primeira etapa do Campeonato Brasileiro De Skate Banks, em Santos, SP. Foi uma competição difícil e acirrada, pois as meninas chegaram com um nível muito alto. Fiquei muito feliz em ver como o skate feminino tem evoluído no Brasil, vejo cada vez mais meninas participando de campeonatos e obtendo bons resultados. É muito bom sentir essa força.

Qual o seu maior ídolo(a)?

Pedro Barros. Acho que ele tem muito estilo, e manda uns aéreos insanos!

Qual o seu maior sonho?

Ir para a Califórnia! Não preciso nem pensar! Tenho muita vontade de conhecer as pistas, os lugares e as pessoas. E não digo que não penso em morar por lá!

Qual o seu setup atual?

Atualmente uso os shapes Hammer, os trucks da Kruxs, e rodas e rolamentos Bones.

O que você tem feito hoje? Tem algo a nos contar sobre os seus treinos e planos futuros?

Estou treinando bastante para continuar conseguindo bons resultados nos campeonatos. Quero participar do Vans Park Series, que vai acontecer em Serra Negra. Esse campeonato recebe atletas de vários países, vai ser muito legal vê-los em ação bem na minha frente.

O que você tem a dizer para as outras skatistas brasileiras?

Apenas que me sinto muito honrada por fazer parte da nova geração de skatistas brasileiras, e também muito orgulhosa de ver o trabalho dessas garotas, que vêm cada vez mais conquistando seu espaço e evoluindo no esporte.

Pietra Doná é apenas uma das inúmeras atletas brasileiras que nos inspiram com seu trabalho e dedicação. Temos muito orgulho em dizer que o skate brasileiro está sendo muito bem representando na frente feminina!


Você gostou dessa entrevista? Então curta e compartilhe para que mais pessoas possam ver e conhecer o trabalho da Pietra.

Siga o nosso blog para acompanhar as próximas matérias. 

Até a próxima!

 

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: transparent;background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 250px;}