Equipamentos de segurança para patins: entenda sua importância!

Andar de patins traz diversos benefícios à saúde, como perda de peso, flexibilidade, tonificação dos músculos, sobretudo dos membros inferiores, e alívio do estresse, por exemplo.

Porém, por outro lado, essa atividade também pode causar muitas lesões e machucados, caso os equipamentos de segurança para patins não sejam usados corretamente durante sua prática.

Seja você um iniciante ou já um profissional, independentemente do lugar que for patinar, jamais abra mão dos equipamentos de segurança para patins quando for passear por aí.

Para você não errar, a seguir vamos listar os equipamentos de proteção necessários para se divertir andando de patins com segurança. Confira!

Principais equipamentos de segurança para patins

Capacete

O capacete é um dos equipamentos de segurança para patins mais essenciais, pois será ele que amortecerá e protegerá sua cabeça em casos de quedas e choques contra o solo ou obstáculos. Dependendo da queda ele poderá, inclusive, salvar sua vida!

Escolha por um capacete de qualidade, resistente, confortável e com proteção no queixo para evitar lesões graves também no rosto, e preste atenção no encaixe dele em sua cabeça, para que não fique muito apertado ou largo demais, mesmo quando ajustado por presilhas reguláveis.

Joelheira

Proteger os joelhos de impactos e cortes também é fundamental para quem anda de patins, ainda mais em altas velocidades. Geralmente feitas com proteções de poliuretano e presas com velcro, as joelheiras são primordiais para evitar lesões graves, como fraturas, fazendo com que o patinador não fique de molho por conta de alguma queda mais dura.

Cotoveleira

Assim como as joelheiras, as cotoveleiras são importantes por amenizarem lesões significativas na articulação do cotovelo e nos braços, sobretudo para quem anda de street, em bowls, miniramps e vertical.

Elas seguem a mesma linha das proteções para os joelhos, feitas em poliuretano e de velcro, resistentes e, ao mesmo tempo, confortáveis, confeccionadas para minimizar o atrito com a pele.

Luvas munhequeiras

Apesar de não serem imprescindíveis para a prática dos patins, as luvas munhequeiras, que protegem as mãos e os punhos, também ajudam a evitar machucados e ralados mais sérios em caso de tombos.

Além disso, como as joelheiras e cotoveleiras, esses equipamentos de segurança para patins promovem um efeito psicológico favorável para a realização de manobras mais ousadas e arriscadas, uma vez que o patinador sente-se mais seguro e protegido caso erre algum movimento.

Patins de tamanho adequado

Alguns erros são comuns ao andar de patins, mas um dos que mais chama atenção, depois da falta de uso dos equipamentos de segurança, é a compra ou utilização de patins com a numeração maior do que realmente utilizada pelo patinador.

Isso torna os patins bastante instáveis e aumenta consideravelmente os riscos de lesões nos tornozelos e quedas durante a prática. Portanto, sempre escolha patins com a numeração adequada e do tamanho correto, e evite pegar patins emprestados com a numeração superior ao seu padrão.

Gostou das dicas? Então, caso você não tenha alguns dos itens de proteção, acesse nossa página e confira alguns dos modelos disponíveis!

 

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: transparent;background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 250px;}