Como limpar rolamentos?

Vamos falar agora de um assunto pouco discutido por aí. Como limpar rolamentos? Como fazer a limpeza e manutenção de um rolamento?

Os rolamentos são uma das peças mais importantes de um patins. São os responsáveis por mante-lo em movimento com fluidez e o principal determinante no fator velocidade. Bons rolamentos garantem que você irá alcançar a velocidade que deseja, além de tornarem seu passeio muito menos cansativo.

Mas para que os rolamentos funcionem corretamente e te ajudem a patinar melhor, eles precisam estar limpos. Vamos mostrar como você pode fazer isso muito facilmente.

 

1º Passo: Tire as rodas do seu equipamento

O primeiro passo para limpar seu rolamentos é tirar as rodas do equipamento. Cada um vai precisar um tipo de chave diferente para os parafusos e porcas que seguram as rodas, certifique-se de utilizar a chave apropriada para o seu equipamento. A chave correta não vai espanar a porca nem o parafuso, e vai ajudar a prolongar a vida útil dos mesmos.

Rolamentos-37

Nesse caso, a chave correta é uma chave allen de 4 milímetros.

 

2º Passo: Remova os rolamentos das rodas

Após remover as rodas, você precisa remover os rolamentos delas. Esta pode ser uma tarefa difícil pois muitas vezes o rolamento esta bem justo e meio que “grudado” na roda. Uma das formas de tirar os rolamentos é com uma chave própria pra isso que tem a largura correta do rolamento e facilita o trabalho. Pra quem não tem, pode-se tirar o rolamento com uma chave allen em L, posicionando a chave dentro do rolamento e fazendo uma alavanca. Puxe um pouco de cada lado para não forçar sempre o mesmo lado.

Rolamentos-1

 

3º Passo: Tirar as proteções do rolamento

Rolamento Blindado: Se o seu rolamento é blindado e não desmonta, pule esta etapa. Rolamento blindados são rolamentos que tem a proteção de metal para evitar a entrada de sujeira. Eles protegem melhor as esferas, mas são muito difíceis de limpar e nem sempre a remoção da sujeira é completa. Muitas vezes não vale a pena limpa-los pois os benefícios nem sempre são os esperados. No entanto, os próximos passos serão os mesmos.

Rolamentos Bones: Para uma boa limpeza dos rolamentos é necessário retirar as partes plásticas que protegem as esferas internas, assim como o espaçador plástico que mantém as esferas afastadas e no seu devido lugar. Todos os rolamentos da marca Bones foram feitos pra esportes radicais com rodas, como skate e patins. Assim, sua proteção externa é de fácil remoção, propiciando uma limpeza muito mais eficiente dos rolamentos e evitando a sobra de qualquer material indesejado no interior do rolamento. São rolamentos mais velozes e que duram muito mais.

Abaixo temos um exemplo de um rolamento blindado e um rolamento Bones. Observe a diferença entre o selo metálico e as partes plásticas removíveis.

Rolamentos-5Rolamentos-10

Use uma peça pequena, como uma chave de fenda, ou mesmo um clips, para remover as partes plásticas.

Rolamentos-4Rolamentos-2

Após desmontar os rolamentos, você terá as três peças de cada rolamento separadas, como na foto abaixo.

Rolamentos-8

 

4º Passo: Remover sujeiras e óleos do rolamento

Limpar um rolamento envolve o uso de algum removedor de óleo e graxa. Ao longo dos anos após utilizar diferentes produtos, nossa preferencia é a Acetona. A Acetona (mesma que tira esmalte) pode ser comprada em qualquer farmácia e o valor não é alto. Para limpar um jogo com 16 rolamentos, utilizamos cerca de 250ml de acetona, mas caso seus rolamentos estejam realmente muito sujos, pode ser que seja necessário um pouco mais.

Você irá precisar de um container para fazer a limpeza, recomendamos o Bones Bearing Cleaner, por ser um recipiente próprio para limpeza de rolamentos, que facilita a saída da sujeira pois deixa os rolamentos espaçados e é muito prático para tirar os rolamentos da acetona.

Rolamentos-6Rolamentos-9

Coloque os rolamentos no pino da tampa do recipiente intercalando com um espaçador, e no final coloque a “borboleta” para travar. Coloque 4 dedos de acetona no Bones Bearings Cleaner e feche a tampa, girando bem para que o recipiente fique completamente fechado.

Rolamentos-13Rolamentos-18

Chacoalhe o recipiente por alguns segundos para que toda sujeira saia dos rolamentos. Se a acetona ficar muito suja, descarte-a e repita a operação novamente. Na foto abaixo podemos notar a sujeira que saiu dos rolamentos.

Rolamentos-22

Retire da acetona e deixe o rolamento secar sobre um jornal ou papel absorvente.

Rolamentos-17

Repita o procedimento quantas vezes for preciso para limpar todos os rolamentos.

 

5º Passo: Lavar as proteções plásticas (se seu rolamento for blindado, pule esta etapa)

Para lavar as partes plásticas do rolamento (proteção externa e espaçador de esferas) utilize um detergente neutro. Molhe as partes em água e esfregue com o detergente para que toda sujeira saia. Pode-se utilizar uma escova de dentes para que toda superfície do espaçador seja lavada, ja que ele tem diversos dentinhos e entradas.

Rolamentos-26Rolamentos-25

Coloque para secar, sobre um jornal ou papel absorvente.

Rolamentos-27

Você deve ter notado que algumas peças estão mais sujas que as outras. Isso se deve ao fato de que alguns dos rolamentos usados nessa limpeza eram mais antigos que os outros, e é natural que com o tempo as peças, por mais que sejam limpas, fiquem com um aspecto mais amarelado. Afinal, nada dura para sempre, mas a limpeza correta com certeza irá prolongar ao máximo a vida útil dos rolamentos.

No final desse processo, você verá uma notável diferença no aspecto dos rolamentos.

Rolamentos-28

 

6º Passo: Montagem

Só monte seu rolamento após todas as partes estarem 100% secas. O rolamento deve estar sem acetona alguma para que ao lubrifica-lo a acetona não atrapalhe o lubrificante. E as proteções plásticas devem estar sem água alguma para que ao longo do tempo o rolamento não oxide.

Com a ajuda de uma peça pequena, espalhe as esferas no rolamento. Coloque o espaçador com cuidado e acabe de ajustar as esferas para que encaixem perfeitamente no espaçador. Não force o espaçador de maneira bruta, pois a esfera pode estar mal alinhada e amassar o plástico.

Rolamentos-29

Rolamentos-30

Depois de colocar o espaçador, coloque no lado oposto a proteção exterior do rolamento. Empurre até o plastico estar totalmente vedando o rolamento. Nos rolamentos da Bones, escuta-se um pequeno click quando esta parte encaixa certinho no rolamento.

 

7º Passo: Lubrificação

Ao finalizar a montagem, vem uma das partes mais importantes, a lubrificação. A lubrificação é importante pois diminuirá o atrito dos materiais no interior do rolamento, evitará que seu rolamento se desgaste e oxide com o tempo, aumentando a vida útil do produto.

Nosso óleo lubrificante favorito é o Bones Speed Cream. Este lubrificante de baixa viscosidade tem sua formula desenvolvida e produzida exclusivamente pela Bones. Ele previne o atrito das peças de metal do seu rolamento e protege-o contra corrosão e desgaste. Sensível a temperatura, ele melhora sua performance conforme o rolamento esquenta durante o uso. O Bones Speed Cream pode ser utilizado em qualquer rolamento, dos básicos ao mais avançados rolamentos de competição.

Rolamentos-31

Coloque 2 (duas) gotas do Bones Speed Cream na parte aberta e gire um pouco para que espalhe por todo rolamento, inclusive na parte externa o que protegerá contra desgastes e respingos de água. Se o seu rolamento for blindado, você terá que pingar o oleo lubrificante no pequeno espaço que fica entre a proteção de metal e o cilindro interno.

Rolamentos-32

Rolamentos-33

A foto acima mostra a aplicação no rolamento blindado.

Após aplicar o lubrificante, segure cada rolamento entre os dedos e gire-o para que o oleo seja espalhado uniformemente entre as peças.

Rolamentos-34

 

8º Passo: Montagem das rodas

Concluída a limpeza e lubrificação dos rolamentos, é hora de coloca-los nas rodas novamente. Como são dois rolamentos por roda, não se esqueça de inserir o espaçador entre os dois – caso seja necessário –  como mostra a foto abaixo.

Rolamentos-35Rolamentos-36

Pronto! Seus rolamentos estão limpos e lubrificados, e você está pronto para desfrutar um bom tempo de bons roles. Basta montar as rodas e sair andando!

Não se esqueça de sempre verificar as condições dos rolamentos e realizar a limpeza sempre que necessário.

Agora você sabe a maneira correta de limpar seus rolamentos. Com certeza alguns de seus amigos também gostariam de saber disso, não acha? Compartilhe esse artigo com eles!

Se você ainda não nos segue nas redes sociais, curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram para ficar por dentro das matérias, ofertas e promoções!

 

 

 

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: transparent;background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 250px;}