Manutenção do skate – 5 cuidados essenciais

Sábado de sol, faz tempo que você não dá um rolê de skate com os amigos, mas quando você tira seu shape do armário, aquela surpresa desagradável: de tanto tempo guardado, a manutenção de skate ficou em segundo plano e seu momento de lazer foi por água abaixo.

Essa situação é mais comum do que se imagina. Há quem prefira trocar tudo que não está bom de uma vez ou até mesmo comprar um skate novo. Porém, para muitos, o skate é um xodó, uma espécie de melhor amigo, que não pode ser trocado por nada. Nesses casos, realizar manutenção periódica conserva e aumenta a vida útil do equipamento e de suas peças.

Por isso, neste post, vamos listar cinco cuidados que você deve ter ao fazer a manutenção do skate para brilhar nas pistas com segurança e o conforto, e se divertir com tranquilidade durante a prática desse esporte. Confira:

1. Não molhe o shape

Uma das partes mais importantes do skate, o shape é fabricado, geralmente, com folhas de madeiras prensadas. Mesmo que tenha fibra de carbono ou de vidro em sua composição, quando em contato com a água, essas fibras perdem sua homogeneidade e se rompem, apodrecendo sua estrutura.

Não molhe o shape nem com pano úmido e caso ele fique molhado, jamais o coloque no sol para secar. A madeira irá empenar se você fizer isso. Acostume-se com o fato de que, quanto mais você andar, mais sujo ficará o shape! O mais recomendado é sempre limpá-lo com um pano seco.

2. Limpe e lubrifique os rolamentos

A maioria dos rolamentos é desmontável, apenas os blindados que não. E mesmo assim etes também pode ser limpos. Quando sujos e sem lubrificação, os rolamentos comprometem a rotação das rodas e a velocidade do skate. Para evitar essa dor de cabeça, desmonte-os , limpe bem com um pano seco ― água nem pensar ― e passe um lubrificante para eles ficarem tinindo! Depois é só colocar tudo no lugar.

Mas fique atento: faça a manutenção periódica de seu skate, pois os rolamentos oxidam facilmente e têm vida útil menor do que as demais peças, de apenas 4 a 6 meses.

3. Reveze as rodas

Primeiramente, evite os ‘chokitos’ ao andar de skate. Fique longe de ruas e pistas esburacadas ou com muitas saliências, que fazem o skate trepidar muito. Procure sempre andar em locais lisos e uniformes para evitar o desgaste excessivo das rodinhas.

Quando isso acontecer ou se perceber que as rodinhas estão com tamanhos desiguais, faça o revezamento delas em forma de X, invertendo as pontas. Isso ajudará a realizar manobras com maior facilidade e te dará maior estabilidade e segurança ao andar.

Lembre se que as rodas são o ponto de contato do skate com a superficie, elas precisam estar em bom estado para que você possa andar bem.

4. Acerte os parafusos

Um skate possui os parafusos de base e os centrais. Os primeiros, que unem o shape ao truck, precisam ser apertados para evitar qualquer tipo de folga entre as duas partes e impedir que elas se choquem e quebrem enquanto você anda. Em contrapartida, os centrais não devem ser muito apertados para evitar que estourem os amortecedores ou entortem os trucks.

5. Escolha o tênis ideal

Sim, a escolha do tênis pode ajudar a preservar seu equipamento ou danificá-lo ainda mais. Opte pelos calçados apropriados para andar de skate, com sola lisa e de borracha de goma, mais aderentes à lixa e que conservam o shape. O formato do solado deve se encaixar ao seu estilo, assim como a espessura da sola e seu amortecimento.

Além desses cuidados, sempre troque peças quebradas de seu skate, guarde bem seu equipamento depois de usar e use os acessórios de proteção adequados para se divertir com segurança. E sempre tenha em mente que um skate de qualidade, assim como suas peças, se mantém conservado por muito mais tempo e apresenta menos problemas.

Para saber outras dicas como essa sobre manutenção de skate, siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e no Youtube. Até a próxima!

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: transparent;background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 250px;}