Peças do skate: conheça o Truck

Uma das peças do skate mais importantes na hora de montar seu equipamento, o truck é o responsável por trazer estabilidade aos movimentos. Ele é o eixo do skate, onde se encaixam as rodas, amortecedores e rolamentos. A peça consiste em uma haste fixa em formato de T que fica presa a uma base.  

O tamanho do truck é definido em milímetros ou polegadas e corresponde apenas à sua base central, conhecida como haste. Um par de trucks só pode ser escolhido depois que você já escolheu seu shape, isso porque o tamanho dos dois deve ser compatível.

Como escolher o tamanho do truck

Isto vai depender também do estilo que você quer praticar. O tamanho e tipo de shape e das rodas vão determinar o tamanho do truck. O mais comum é o truck de 129 milímetros, ideal para shapes até 7.75. Alguns trucks também já são vendidos pelo tamanho do shape. Para shape 8, truck 8. Para shape 7.75, truck 7.75.

Street

Praticado nas ruas, calçadas e asfalto, o estilo street pede um shape de 7.5 a 7.75. Neste caso, o truck de 129 mm é ideal. Ele vai ficar bem alinhado ao shape.

Downhill Slide

O downhill slide é um estilo em que o praticante desce ladeiras e derrapa com o skate, podendo fazer isso apenas com os pés ou colocando as mãos no chão. A maioria dos skatistas prefere usar skates old school, em tamanhos a partir de 8.25. Para este shape o ideal são trucks de 139 mm ou 146 mm.

Downhill Speed

Já o downhill speed tem foco na velocidade. É preciso ter o máximo de estabilidade possível, já que as velocidades neste estilo podem chegar a 120 km/h. Neste caso, o truck vai depender do comprimento do shape. Alguns praticantes preferem os mais longos.

Vertical

O vertical é praticado em piscinas e mini ramps. Pede um shape de 8.25 ou maior. Da mesma forma que no downhill slide, o truck ideal fica entre 139 mm e 146 mm.

Existe também uma tabela de correspondência entre o tamanho do shape e o tamanho do truck. Isso pode ajudar você a montar seu equipamento e, caso não se adapte, vale a pena testar diferentes trucks em diferentes shapes.

  • 129 mm para shapes de 7 a 7.75;
  • 133 mm para shapes de 7.5 a 7.81;
  • 136 mm para shapes de 7.75 a 8;
  • 139 mm para shapes de 7.75 a 8.25;
  • 146 mm para shapes de 8 a 8.25;
  • 149 mm para shapes de 8.125 a 8.75;
  • 160, 180 e 200 mm para longboards.

Altura do truck

A escolha da altura do truck pode variar de pessoa para pessoa. Quem usa rodas mais altas, pode preferir um truck mais alto para que a roda não fique batendo no shape. É comum também para quem pratica a modalidade vertical. A altura baixa oferece maior flexibilidade para manobras e é indicada para rodas pequenas. Existe também a altura média, que serve basicamente para qualquer modalidade.

Amortecedores

Os amortecedores do truck se encaixam entre a base e o T e devem ser escolhidos de acordo com as preferências do skatista. Os mais duros dão menos flexibilidade e mais controle sobre o skate. Os mais macios permitem curvas mais rápidas. Se você escolher um tipo de amortecedor e depois quiser trocar, também é possível, já que eles são mais baratos e têm medidas padrão.

Gostou deste post sobre o truck e peças do skate? Compartilhe este conteúdo nas redes sociais!

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: transparent;background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 250px;}