Como escolher as rodas do skate

As rodas, assim como outras peças, influenciam na velocidade, no equilíbrio e no conforto de quem está sobre o skate. Por isso, é importante conhecer os critérios de escolha na hora de comprar esses itens.

Pensando nisso, preparamos este post sobre quatro variáveis das rodas de skate: material, dureza, tamanho e marca. Nós também explicaremos como escolher a roda certa para cada modalidade. Continue lendo e escolha as melhores peças para o seu skate!

Material

O material mais eficiente e que compõe a maioria das rodas é o poliuretano (PU), um tipo de plástico que apresenta boa resistência e dureza e que pode ser usado nas rodas de duas formas: fundido ou injetado.

No processo de fundição, uma mistura de resinas é fundida em um molde quente. Após resfriamento, o material é retirado do molde e levado para uma estufa para ser curado. Finalmente, a roda é usinada até chegar às dimensões finais.

Já o PU injetado é adquirido, primeiramente, na forma de grânulos, que são derretidos usando uma injetora. Eles são injetados em um molde e, normalmente, já saem na forma e dimensões finais da roda. Esse formato costuma ser mais barato e ter menos qualidade que o PU fundido.

Dureza

A maioria dos fabricantes utiliza a letra A para identificar o tipo de dureza do material. A dureza pode variar entre 75A e 99A, sendo 75A a mais macia e 99A a mais dura. As durezas também podem ser designadas pela letra D, que normalmente são mais duras que as rodas de dureza A.

As rodas mais macias tendem a criar mais atrito e grudarem mais no chão, deslizando menos e absorvendo melhor os impactos. Por sua vez, as rodas mais duras criam menos atrito e deslizam com mais facilidade.

O peso do skatista também deve ser levado em conta para escolher a dureza da roda. Os mais leves devem escolher as rodas mais macias, enquanto os mais pesados podem optar pelas mais duras.

Tamanho

O tamanho das rodas do skate é medido em duas variáveis: o diâmetro e a área de contato.

Diâmetro

Os diâmetros das rodas costumam ficar entre 50mm e 100mm. Quanto menor a roda, mais rápido ela desenvolve velocidade. As rodas maiores demoram mais para alcançar velocidade, mas são capazes de mantê-la por mais tempo. Vale ressaltar que estamos falando da velocidade da roda, ou seja, das rotações dela e não da velocidade do skate.

Área de contato

A área de contato é medida no sentido transversal da roda, de um lado ao outro. Isso significa que, quanto mais larga a roda, maior a área de contato.

Uma roda com maior área de contato gera mais atrito e será mais lenta do que uma roda fina. Em compensação, a roda mais larga oferece mais segurança nas curvas porque tende a escorregar menos.

Marca

Existem diversas marcas no mercado e a escolha depende do gosto do skatista. Além da funcionalidade das rodas, as marcas oferecem diferentes desenhos e cores para agradar aos vários gostos.

Como escolher as rodas do skate para cada modalidade

Agora que você já conhece as principais características das rodas do skate, confira como escolher a roda ideal para cada tipo de skate ou modalidade!

Street

Prefira rodas duras, acima de 97A, para que elas resistam aos pisos de ruas, como asfalto e cimento. Escolha as rodas menores porque, assim, você mantém o skate mais próximo do chão e facilita o equilíbrio durante as manobras.

Slides

Prefira as rodas mais duras porque elas geram menos atrito e facilitam o deslizamento.

Longboard ou Cruiser

Rodas macias de até 85A vão garantir uma boa velocidade e, ao mesmo tempo, amortecer as vibrações.

Vertical

Para a modalidade vertical, onde se usa rampas e outras pistas, as rodas mais indicadas têm tamanho entre 58mm e 60mm e dureza acima de 96A.

Por fim, ressaltamos que a escolha das rodas do skate também tem a ver com a personalidade e o estilo de cada skatista. Se estiver começando agora, você pode testar algumas até encontrar a roda perfeita para o seu skate! Você pratica ou gostaria de praticar skate e outros esportes radicais? Então assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos interessantes!

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: transparent;background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 250px;}