Como Rodney Mullen inventou o Flip

Blog-BR1080-Rodney-Mullen-Flip

Todo mundo conhece Kickflip, Heelflip, Varial Flip e até o golfinho chamado Flipper! Mas como Rodney Mullen inventou a manobra?

Hoje em dia os skatistas possuem um vasto acervo de manobras tão técnicas e complexas quanto impressionantes. Porém, nem sempre foi assim. Durante muitos anos as manobras se resumiam na habilidade de uma pessoa ficar em pé enquanto curvas relativamente rápidas e fechadas eram realizadas em um espaço pequeno (as pistas eram raridades, praticamente não existiam). Parece difícil de imaginar, não é verdade?

Hoje nós vamos falar um pouquinho sobre a história de uma das manobras mais marcantes do esporte: o Flip, que ajudou a definir e a impulsionar todos os artifícios que são hoje utilizados em competições e também se tornou um marco na cultura pop.

Rodney Mullen – a lenda por trás da manobra

Falar apenas a respeito do Flip é um crime para os amantes do skate. Antes de falarmos sobre a manobra, devemos prestar uma pequena homenagem ao seu criador, Rodney Mullen.

Rodney, durante a sua infância e adolescência, teve vários problemas familiares e pessoais. Um dos seus maiores problemas era a sua dificuldade de se expressar, que acabou tendo impacto em quase todas as áreas da sua vida.

Ele ia excepcionalmente mal na escola, tinha dificuldades para conhecer pessoas e durante vários anos de sua vida foi recluso e infeliz. Porém, apesar de todos os problemas, o jovem encontrou um refúgio que se tornou o centro da sua existência: o skate.

Os primeiros saltos

Durante seus anos solitários, Rodney Mullen conseguiu enxergar novas maneiras de se divertir com seu skateboard. Diferente de todos da época, ele imaginava que era possível utilizar todos as superfícies do shape do seu skate, inclusive os lados e a parte de baixo. E para a surpresa de todos, ele estava certo.

A maneira que Rodney inventou para conseguir usar o skate em sua totalidade era realizando manobras que necessitavam de um salto acrobático. Em uma de suas várias “invenções”, surgiu a manobra preferida de muitos skatistas, o Flip.

Para quem não tem a recordação da manobra na cabeça, o Flip é um pequeno salto em que o skate gira no ar e em seguida, o skatista “pousa” sobre ele. Inicialmente a manobra se chamava Magic Flip, justamente porque o movimento na época pareceu mágico e impossível para quem assistia.

O próprio Rodney já disse em uma entrevista que o Flip foi, na verdade, um acidente. Esse feliz “acidente” aconteceu enquanto ele estava inventando a manobra Ollie, que nada mais era do que o salto que ele precisava conseguir executar com o skate.

Após um tempo de prática e tentativa, o Flip veio a nascer e se tornou a manobra mais famosa que todo mundo que deseja aprender a andar de skate quer realizar.

Mullen – uma máquina de manobras

Rodney Mullen é um dos skatistas que mais merecem respeito. Atualmente toda a sua vida gira em torno do esporte. Ele é empreendedor e tem uma excelente visão sobre desenvolvimento pessoal, características que surgiram após muita superação e dedicação.

Além do Ollie e do Flip, Rodney é o autor de muitos dos movimentos que são realizados por milhões de pessoas mundialmente. Inclusive, os nomes das acrobacias e algumas gírias também foram inventadas por essa lenda viva.

Confira no vídeo abaixo o Rodney contando para o Tony Hawk como ele descobriu o Flip por acidente. Duas lendas conversando sobre uma manobra lendária.

Cuidado para sua tela não explodir!

Agora você sabe como surgiu o Flip, essa manobra tão icônica do skate. Com certeza alguns amigos e amigas ainda não sabem disso, que tal compartilhar esse post com eles?

Se você ainda não nos segue nas redes sociais, curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram para ficar por dentro das novidades, ofertas e promoções!

 

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: transparent;background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 250px;}