Skate no Asilo: conheça essa iniciativa

Brasil1080-skate-no-asilo-conheça-essa-iniciativa

De todas as ideias malucas que um skatista pode ter, andar de skate no asilo mais próximo com certeza não é uma delas. Mas foi exatamente isso que a agência Smile Flame fez.

O preconceito com o skate vem diminuindo mais a cada dia. Um sinal disso é a adaptação de pistas de skate nas mais diversas praças do país. E com o Skate no Asilo temos mais uma carta na manga para provar como o esporte é uma ferramenta de mudança e evolução para a sociedade.

O Skate no Asilo é uma iniciativa que foi criada no Asilo Padre Cacique, em Porto Alegre, e que teve sua primeira edição em 2013. Desde então, se repete todo ano. É um evento no qual é realizado uma competição de skate no asilo.

No local, a rampa de acesso à recepção vira pista de skate e, enquanto os competidores realizam suas manobras, os idosos se tornam jurados.

O que não falta é diversão: o julgamento deles é repleto de frases bem características dessa faixa etária, tais como “me caiu os butiá do bolso”, “é uma brasa, mora?” , e até mesmo uma plaquinha com os dizeres “Chupa Tony Hawk” foi vista sendo erguida. Além disso, os campeões da competição não saem sem prêmio: no final, o vencedor leva a “bengala de ouro”!

Nesse dia, também acontecem shows, DJ tocando músicas dos anos 1950, pipoca e grafiti. O evento é aberto ao público, levando uma série de pessoas para o asilo. Uma ação bem bacana para entretê-los e divertir todo mundo.

Como surgiu essa iniciativa?

A iniciativa surgiu pela Smile Flame, organização que pretende promover mudanças positivas na sociedade e é responsável por outros projetos de impacto social. Eles queriam realizar um evento que ligasse o skate e a música. O primeiro lugar que visitaram foi o Asilo Padre Cacique, que logo topou essa ideia sensacional.

O objetivo era poder ajudar os idosos com doações e proporcionar um dia gostoso e divertido para os moradores do lugar.

Quais os benefícios do Skate no Asilo?

Os benefícios são diversos! Em primeiro lugar, o Skate no Asilo ajuda o local com doações de itens essenciais para o seu funcionamento.

Quem vai acompanhar a competição é incentivado a levar alimentos (achocolatado diet, adoçante líquido, amido de milho, feijão, gelatina, geleia diet, leite de soja, doce de leite, biscoito, café, chás diversos, etc.) e itens de higiene básica, tanto do espaço quanto pessoal (água sanitária, desinfetante, detergente, shampoo, talcos, fraldas, etc.).

Com isso, é possível melhorar as condições de atendimento aos idosos que residem no local — principalmente devido ao grande consumo desses itens —, além de ajudar a trazer visibilidade para o asilo.

Ademais, a interação dos moradores com os participantes é muito benéfica para os idosos. A troca de experiências com pessoas mais jovens, que vão ao seu lar, brincam com eles e lhes dão atenção, ajuda a melhorar a saúde mental dessas pessoas, diminuindo sentimento de solidão, depressão e também auxiliando no tratamento de problemas como o Alzheimer.

O fato de serem jurados também os fazem se sentir importantes e queridos durante a brincadeira, o que ajuda a aumentar a autoestima. No vídeo sobre o evento, é possível ver como esse tipo de interação é extremamente benéfica e o quanto isso os deixa felizes!

Também é uma forma de quebrar estigmas sobre a prática do skate. Ela ainda é vista de forma muito negativa na sociedade, mesmo com algumas evoluções. Contudo, quando o esporte é levado para gerações mais antigas, é possível quebrar alguns desses preconceitos.

 

Skate no Asilo from Smile Flame on Vimeo.

Esse é o Skate no Asilo, uma belíssima iniciativa que está colocando diferentes gerações em contato e promovendo a socialização e o bem-estar dos idosos.

Você pode apoiar a iniciativa, seja com doações, se inscrevendo para competir ou até mesmo para realizar uma edição do evento em sua cidade. Veja como no site da Smile Flame.

Com certeza mais pessoas gostariam de saber sobre o Skate no Asilo você não acha? Que tal compartilhar esse post para que as pessoas que te seguem nas redes sociais também possam conhecer?

Se você ainda não nos segue nas redes sociais, curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram para ficar por dentro das novidades, ofertas e promoções!

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: transparent;background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 250px;}