Skate nas Olimpíadas – Entenda os detalhes.

Brasil1080-skate-nas-olimpíadas

Kicflip, Halfpipe, Bowl, são termos que até pouco tempo atrás só os praticantes de skate conheciam. Mas esta história está mudando. O esporte está sendo reconhecido mundialmente, e teremos skate nas olimpíadas já na próxima edição, em 2020!

Não sabia disso? Então veja todos os detalhes sobre essa novidade e tire suas dúvidas sobre o assunto.

Como vai funcionar o skate nas olimpíadas?

As regras ainda não foram divulgadas, apesar da confirmação do skate como uma modalidade olímpica ter sido realizada em agosto do ano passado. Devido a isso, ainda se sabe muito pouco sobre como serão as regras oficialmente.

O que há definido atualmente é:

  • Brasil e Estados Unidos – por serem os polos do esporte no mundo – terão 24 atletas, 12 cada, representando seus países;​
  • Ao todo serão 80 competidores que disputarão na primeira participação do skate em jogos olímpicos;​​​​​​
  • Eles serão divididos entre 40 homens e 40 mulheres;
  • As modalidades serão Park e Street;
  • Os atletas brasileiros serão escolhidos de acordo com o ranking mundial de 2019, ou seja, os três melhores brasileiros e as três melhores brasileiras na modalidade Park e os três melhores de cada gênero no Street estarão com as vagas garantidas;
  • Irão compor os adversários dos brasileiros, além dos americanos, os seis melhores da Europa e os dois melhores das Américas, Ásia e Oceania para cada modalidade e cada gênero;
  • O Park seguirá o modelo do circuito mundial Vans Park Series e o Street o regulamento da Street League Skateboarding;
  • Demais decisões sobre a inclusão do skate nas Olimpíadas serão tomadas por uma comissão nomeada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) e formada pela Federação Internacional de Skate.

Quando será implementado?

O skate como modalidade olímpica começará a ser implementado nas Olimpíadas de Tokyo, em 2020; ou seja, já na próxima edição.

Quais atletas poderão participar?

Como falamos no primeiro tópico, vão participar os atletas de elite da modalidade que estiverem melhor no ranking mundial de 2019, separados pelas vagas de cada região. Os brasileiros que estiverem melhor pontuados por gênero e modalidade no final do ano que antecede as Olimpíadas de Tokyo 2020 estarão com vaga garantida, não precisando participar de seletivas.

É hora daqueles que almejam participar começarem a melhorar suas posições no ranking para conseguirem despontar até 2019. São 2 anos de preparação intensa para que isso possa acontecer.

Não foi noticiado ainda se haverá limites de idade para a participação, presumindo-se, portanto, que até o presente momento, apenas o ranking contará como processo eliminatório. Basta estar ativo e entre os três melhores brasileiros(as) do mundo para entrar.

Quais as polêmicas envolvidas nessa decisão?

Ao anunciar a entrada do skate nos jogos olímpicos, muito discutiu-se se isso seria válido ou não. Isso porque, como se sabe, a história do skate foi escrita nas ruas e é de perfil transgressor. Nunca houve muito espaço para regras e adequações muito formais.

Por conta disso muitos praticantes acreditam que essa inserção poderá descaracterizar o esporte, tornando-o formal e sério demais.

Por outro lado, muitos acreditam que isso ajudará a dar maior visibilidade para a modalidade no país, auxiliando na ascensão de novos praticantes, na quebra de preconceitos e também na melhora dos patrocínios e apoios aos atletas, que ainda são escassos no Brasil.

Outra polêmica ligada a isso é o fato de que, no país, quem é responsável pela entrada de atletas é a Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação, deixando a Confederação Brasileira de Skate (que conta com os principais nomes do país no esporte) de fora.

Polêmicas à parte, sabe-se que é certo que o skate se tornou modalidade olímpica e quem deseja participar deverá começar a treinar firme para entrar na elite nacional do esporte.

E, para isso, é importante treinar com equipamentos de qualidade. Entre em contato com a gente para saber quais deles são os mais adequados para seu treino e tire todas as suas dúvidas.

O que você acha da entrada do skate nas Olimpíadas? Comente abaixo!

Se você ainda não nos segue nas redes sociais, curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram para ficar por dentro das matérias, ofertas e promoções!

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: transparent;background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 250px;}