Tipos de skate: Skateboard, Cruiser ou Longboard. Como escolher?

Um esporte sem limites! Quer você esteja começando a arriscar alguns movimentos básicos para relaxar no final de semana ou seja um skatista experiente, sempre há um desafio: uma pista diferente, a possibilidade de criar uma nova manobra ou encarar as escadarias e corrimãos da cidade. Mas para fazer tudo isso, é preciso ter o equipamento certo. Skateboard, cruiser ou longboard — você sabe qual escolher? 

Se você tem dúvidas na hora de escolher o tipo de skate ideal para os desafios que quer enfrentar, este post foi feito especialmente para você! Então, leia até o final e boa diversão!

Primeiros passos para escolher um skate: 

Antes de escolher o modelo, é importante saber qual é o efeito dos tamanhos e larguras diferentes do shape, que é a prancha do skate. 

Shapes mais largos são responsáveis pela estabilidade do equipamento e são ideais para quem quer ganhar velocidade. Portanto, quando se trata de passeio, de curtir em uma longa estrada ou de fazer manobras em half pipes, bowls e minirrampas, eles são ótimas opções. 

Já para quem quer fazer manobras mais radicais, que exigem muitos movimentos e rotações, os shapes mais estreitos são os ideais. Esses equipamentos são mais leves, e por isso facilitam a utilização. São indicados para realização de flips, ollies mais altos e manobras em caixotes e canos. 

Outro ponto que precisa ser considerado é a sua altura. Para pessoas mais altas, que ao se posicionarem provavelmente vão ter mais espaço entre os pés, é recomendado o uso de shapes mais longos.

Depois de definir isso, vamos entender para que tipos de atividades os tipos de skates são mais indicados: 

Skateboard

Ele é o modelo mais comum de skate. Seu tamanho médio varia entre 73,7 cm e 83,8 cm de comprimento e 18,1 cm a 20,9 cm de largura. Geralmente, suas rodas são pequenas (cerca de 50 mm). 

Por ser menor e mais leve, o skateboard é o equipamento ideal para deslizar em bordas e corrimãos, para rampas e para realização de manobras como ollies e flips. Seu ponto forte não é a estabilidade, e sim a agilidade. Por isso, não é indicado para transporte e velocidade.

Cruiser

Os cruisers são skates de eixo grande, rodas maiores (50 a 65 mm) e mais macias. Como foram criados para dar aos praticantes a sensação de praticar o surf nas ruas, eles deslizam de uma forma mais suave.  Por esse motivo, são usados para passeios casuais.

Esse tipo de skate apresenta um bom desempenho no asfalto, além de não travar em buracos e obstáculos. Seu truck mais curto é muito útil na hora de fazer curvas fechadas. 

Por essa suavidade e por atingirem uma boa velocidade, os cruisers são bastante recomendados como meio alternativo de transporte, mesmo em cidades grandes. 

Longboard

Assim como os cruisers, os longboards dão a sensação de um surf sobre o asfalto. Porém, eles são ainda maiores e mais pesados. Além disso, suas rodas grandes (mais de 70 mm) tornam a velocidade ainda mais alta e eles são realmente muito, muito estáveis.

Dependendo da modalidade que você quer praticar, você deve escolher um longboard ainda mais específico: 

  • Downhill slide: indicado para quem quer descer ladeiras. Possui rodas mais duras, que derrapam com mais facilidade e os cantos arredondados.
  • Downhill speed: possui shapes mais rebaixados e rodas com dureza mediana, o que permite atingir altas velocidades. Em campeonatos mundiais, skatistas já atingiram 120 km/h com esse tipo de equipamento.  

A escolha da modalidade é fundamental para escolher o skate mais apropriado, e você ainda pode encontrar outras variações, como o slalom ou o dancing. Porém, conhecendo essas possibilidades básicas, você já pode fazer uma boa escolha e se divertir muito, seja nas ruas ou nas pistas.

E aí, entendeu a diferença entre o skateboard, o cruiser e o longboard?  Gosta de aventuras sobre rodas? Então você com certeza vai gostar de conhecer as seis melhores pistas de patinação radical do mundo! Corra lá no blog e confira! 

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: transparent;background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 250px;}