Veja 6 dicas para aprender a andar de skate

Se você está em busca de um esporte tranquilo para aliviar o estresse do trabalho, já deve ter pensado em aprender a andar de skate. Mas se você já tentou dar um “rolé” por aí e tudo o que conseguiu foi um joelho ralado, antes mesmo de avançar o primeiro metro, este post é para você!

Saiba que, embora não pareça fácil no início, aprender o básico do skate é uma tarefa relativamente simples. É só seguir as dicas abaixo.

1. Prefira, inicialmente, um shape maior

Escolha um primeiro skate que tenha um shape um pouco maior do que o normal. Pode ser mais longo ou mais largo, tanto faz. O importante é ter uma superfície maior para facilitar o seu equilíbrio na prancha.

2. Comece devagar

Nenhum montanhista iniciante tenta escalar o Monte Everest na primeira tentativa. Parte de se tornar um expert em algo é progredir degrau por degrau, tentando as manobras mais difíceis apenas quando estiver preparado técnica e mentalmente.

Aprenda os fundamentos corretamente e você perceberá que, com uma base sólida, você logo aproveitará os benefícios que esse esporte proporciona.

3. Saiba onde botar os pés

A prática do skate requer que um pé fique à frente, e o outro permaneça atrás. Nesse esporte, seu pé dianteiro é responsável pelo equilíbrio do corpo, enquanto o de trás guia a prancha. Antes de tentar fazer algo, você precisa descobrir qual dos seus pés vai na frente e qual vai atrás.

Peça para um amigo te empurrar gentilmente pelas costas e descubra qual pé você usa primeiro para evitar sua queda. Se você só tiver “amigos da onça” e sentir que não dá para confiar neles com um empurrão, suba alguns degraus de escada e repare qual dos seus pés você utiliza primeiro. Esse será o dianteiro.

4. Sinta o skate

Depois de descobrir a posição dos pés, coloque o skate em um gramado ou outra superfície fofa e suba na prancha. Fique de pé o tempo que for, até que você se sinta confortável com a postura.

Encontre a posição correta dos pés sobre a prancha: seu pé dianteiro deve ficar próximo das rodas da frente do skate; o de trás, próximo às rodas traseiras. Essa é a posição que te dará mais equilíbrio, na qual você permanecerá na maior parte das situações.

Tente dobrar os joelhos, dar pequenos pulos e balançar o corpo para frente e para trás. Experimente ficar na ponta dos pés e nos calcanhares, para sentir a rigidez das rodas e simular o movimento do skate. Uma vez que você tenha uma boa noção de como a prancha se movimenta, estará preparado para partir rumo a uma superfície mais dura.

5. Aprenda a cair

Não se iluda: você vai cair muitas vezes do skate, mesmo quando já souber andar como um profissional. O recomendado é adquirir alguns equipamentos de segurança para evitar traumas: joelheiras, cotoveleiras e tornozeleiras.

O único indispensável, no entanto, é o capacete. Caso sua cabeça bata desprotegida no asfalto, tudo o que você aprendeu até agora não servirá de nada. Portanto, não comece a andar de skate sem um.

Uma vez equipado, ande devagar com o skate e saia rapidamente da prancha — um pé de cada vez, para suavizar o impacto nas articulações. Repita inúmeras vezes, até se acostumar a sair do skate enquanto ele está em movimento.

6. Escolha um bom local para praticar

Agora que você já sabe onde pisar, já conhece o skate como a palma dos seus pés e já aprendeu a cair como um profissional, é hora de ir para o asfalto. Encontre um estacionamento vazio ou algum lugar seguro para andar, suba na prancha e coloque as rodinhas em movimento.

Se você estiver se sentindo confiante, dê uns pulos, balance de frente para trás, faça curvas e aprenda a frear o skate. Quando você estiver se movimentando pelo asfalto sem pensar muito, você terá dado o primeiro passo para se tornar um exímio skatista.

E então, gostou das nossas dicas e agora está pronto para aprender a andar de skate? Vá em frente! Aproveite e nos acompanhe em nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: transparent;background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 250px;}