Wakeboard: onde praticar no Brasil?

Sendo um dos esportes aquáticos que mais cresce no Brasil em número de novos praticantes, o wakeboard se destaca não só pela adrenalina dos saltos, como também pela concentração, força e equilíbrio exigidos na execução das manobras em cima da prancha.

O wakeboard é muito difundido nas represas e lagoas de grande porte, e hoje mais de 1.500 pessoas se aventuram pelos quatro cantos do País em busca de muita diversão aliada com o profissionalismo.

Quer saber mais sobre essa modalidade e conhecer os melhores lugares para se praticar wakeboard no Brasil? Continue lendo!

O wakeboard

Com uma Associação própria desde 1998, o wakeboard se difundiu rapidamente e, do Rio de Janeiro — graças às boas condições da Lago Rodrigo de Freitas — logo ganhou espaço em outros estados; com destaque para São Paulo, onde muita gente encontra condições ideais para o esporte aquático na Represa do Jaguari, que passa por Bragança Paulista, Igaratá, Nazaré Paulista, Jacareí e outras cidades. 

No Amazonas, o Lago do Tarumã é o point de encontro pela boa estrutura existente no local, com duas opções aos atletas: cabo ou barco na hora de puxar as pranchas. A Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio, e a dos Ingleses, em Belo Horizonte, também estão entre as prediletas dos praticantes. Águas com boa profundidade, que evitam contato com pedras em quedas, e com segurança em relação aos demais banhistas, são outros aspectos que explicam a preferência dos praticantes por esses locais. 

Parques Cables 2D  

Se você não tem um barco e é apaixonado pelo wakeboard saiba que uma alternativa para a prática do esporte são os vários parques existentes no Brasil. Com cabos suspensos em lagoas é possível saltar rampas e executar manobras.

No Espírito Santo, a dica é Guarapari. Ficando a apenas 50 minutos da capital paulista, o parque de Bragança Paulista também é uma boa opção para treinamentos assim como em Brotas, que fica a três horas de São Paulo. 

Outras opções de cables 2D estão nos municípios de Cotia-SP, Igaratá-SP, Manaus-AM, Fortaleza-CE, entre outros. 

Cables Full Sizes 

Com vários points para a prática do wakeboard, São Paulo também é o estado que possui o único parque em funcionamento da América Latina com cinco torres para diversas modalidades.

Ele fica em Jaguariúna, na Região Metropolitana de Campinas. Trata-se do Naga Cable Park, que conta ainda com 12 obstáculos e uma infraestrutura para toda a família se divertir. Há espaço para os iniciantes e também para quem já está em um nível mais avançado do wakeboard, e funciona todos os dias nos feriados, e de terça a domingo nos dias de semana. 

Mais um Full pela frente 

Além de Jaguariúna-SP, os adeptos do wakeboard terão, brevemente, mais um monstro de cinco torres para garantir a execução das manobras ou simplesmente o deslizar pela água: o Sunset Wake Park, que deve entrar em operação logo mais em Goiânia-GO. 

Em uma lagoa artificial, o parque também terá obstáculos de street inspirados nas manobras de skate e snowboard. Previsto para ser inaugurado ainda este ano, contará ainda com uma praia artificial de 100 metros, além de um hotel — sem falar em toda infraestrutura de acolhimento dos aventureiros!

E então, já está pronto para se aventurar com o wakeboard? Deixe-nos seu comentário!

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: transparent;background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 250px;}