Como surgiu o X-Games?

Quem aprecia aliar a prática de esportes com aventura, provavelmente conhece ou já ouviu falar da história do X-Games. Ou mesmo para aqueles que preferem apenas assistir, é uma ótima opção de entretenimento.

O evento que reúne milhares de espectadores é considerado como as Olimpíadas dos esportes radicais. Para quem gosta de acompanhar mestres do skate ou do snowboard, por exemplo, é um prato cheio e uma programação imperdível.

Mas, se você ainda não sabe muito bem do que se trata, essa é a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o evento. Por isso, não deixe de ler o post a seguir para descobrir esse universo!

Um pouco da história do X-Games

A primeira edição do evento aconteceu em 1995, em Rhode Island nos Estados Unidos. Na época, somente nove categorias participaram mas já começaram com um grande público — cerca de 198 mil espectadores.

Dois anos mais tarde, foi criada a edição de inverno, o Winter X-Games. A partir do ano seguinte, 1998, as etapas classificatórias passaram a ser disputadas também em outros países, sendo a primeira vez na Tailândia.

De lá para cá, o evento tem aumentado sua proporção, inclusive com a realização de classificações em todos os cinco continentes do mundo. Ou seja, atletas de várias nacionalidades passaram a participar do X-Games.

Como funciona

A realização dos eventos é feita pela empresa ESPN, canal norte-americano de rádio e televisão dedicado aos esportes. Seus executivos perceberam a oportunidade de atrair quem não estava tão interessado em futebol ou beisebol.

De acordo com a condição climática do país de origem, a edição de verão normalmente acontece em julho e agosto em Los Angeles (CA), enquanto a de inverno ocorre em janeiro — às vezes, em fevereiro — em Aspen (CO).

A competição envolve atletas de esportes radicais que competem por medalhas (Ouro, Prata e Bronze) e também por prêmios em dinheiro. A grande exposição na mídia e o interesse de um público significativo acabou atraindo diversos patrocinadores.

Quais modalidades participam

Seguindo a lógica da divisão do evento em edições de inverno e verão, cada uma delas apresenta suas modalidades características. No X-Games de verão participam os atletas que se dedicam a:

  • rally;
  • motocicleta;
  • skateboard;
  • BMX (Bicycle Moto Cross).

Mas cada uma delas apresenta variações, sobretudo quanto às manobras apresentadas na competição. Já o Winter X-Games é realizado em montanhas de neve para que os profissionais possam fazer atividades como:

  • esqui;
  • snowboard;
  • snowmobile.

Também existem estilos variados em cada, e a diferença fica por conta do esqui contar com pranchas e bastões, o snowboard ser um esporte como um skate na neve, e o snowmobile apresentar um veículo misto — que se parece com uma mistura de um carro e uma motocicleta.

Alguns dos principais nomes e marcos

As competições costumam ser bastante concorridas, além de contar com diversas acrobacias incríveis e perigosas. Mas, quando felizmente não ocorre nenhum acidente, o atleta ganha muita notoriedade na carreira com suas apresentações arriscadas.

Assim, são criados marcos na história dos X-Games, com apresentações que entram para a história e profissionais que são considerados como uma lenda do esporte. Confira a seguir alguns casos.

Dave Mirra

Na edição de 1998 ele foi o primeiro de todos os tempos a conquistar três medalhas de ouro. Venceu três diferentes modalidades do BMX (Vertical em Duplas, Park e Vertical). Atualmente, ele é tido como uma referência mundial e já tem diversas outras medalhas guardadas em casa.

Tony Hawk

Um dos nomes mais famosos do skate mundial, o atleta virou até videogame depois de conseguir dar duas voltas e meia em torno de si mesmo, no ar. Foi uma manobra de skate vertical das mais incríveis, um giro de 900º no ano de 1999.

Ryan Sheckler

Ficou conhecido como o atleta mais novo a ganhar uma medalha de ouro, o que ocorreu na edição de verão de 2003. Aos treze anos de idade, fez história na competição de “street” e o seu recorde não foi batido até os dias de hoje.

Enfim, dá para perceber que a história dos X-Games é cheia de emoção e aventuras, não é mesmo? Então, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais para informar também os seus amigos?

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: transparent;background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 250px;}